[TUTORIAL] Redução de lag do jogo/Optimização do Windows

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTORIAL] Redução de lag do jogo/Optimização do Windows

Mensagem por pirrh20 em 4/22/2016, 2:12 am

Observação: os textos em vermelho são apenas observações que são boas para esclarecer algumas dúvidas e curiosidades.

Sumário:
*Aprensentação e Observações
*Processos
*Disco Rígido/Local(HD)
  -Correção de erros
  -Desfragmentação
  -Limpeza de disco
*Limpeza de Ficheiros
*Memória RAM
*Correções adicionais com o CCleaner
*GameBooster
*Conclusões e observações

*Apresentação e Objetivos

Spoiler:

  E ae, galera, beleza?
  Bom, venho aqui trazer um tutorial um tanto extenso, mas que vai ajudar muita gente que, assim como eu, tem uma máquina meia ‘fraquinha’. Para isso, peço que sejam pacientes, pois o tópico realmente será um pouco longo, mas que, com certeza, trará benefícios a todos.
A cima estão os pontos que serão abordados neste tópico. Este foi o primeiro, então, vamos lá ao segundo ponto!

*Processos

 
Spoiler:

Para quem não sabe, processos são tudo aquilo que seu computador está executando, como um programa em primeiro ou segundo plano(que é o que não fica tão aparente), porém, nem todos eles são necessários. Esses processos podem ser vistos através do Gerenciador de Tarefas na aba “processos”.
Para eliminar processos desnecessários, são só para o jogo como também para as demais tarefas do computados, que são executados ao iniciar o Windows, serão feitos os seguintes passos.

: Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e selecione a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas", como na figura a baixo;


: Clique na aba "Processos";


: Note que há vários processos, e, creio eu, que algumas pessoas não saberão se poderão ou não finalizar alguns. Para aliviar a dúvida, clique com o botão direito sobre o processo que não sabe se deve ou não finalizar e clique em "Abrir Local do Arquivo". Veja se, para você, é um programa necessário e que deve continuar a ser executado, ou se é apenas um peso a mais para a memória RAM do seu computador;


: Eliminação do processo desnecessário. Bom, se tiver certeza de que o programa em questão é realmente desnecessário, finalize-o clicando com o botão direito do mouse sobre ele e em "Finalizar Processo";


  E, em seguida, aqui, em "Finalizar Processo";


  Após finalizar os processos desnecessário, vamos ao próximo item do sumário.

*Disco Rígido/Local(HD)

 
Spoiler:
Agora, vamos a limpeza do Disco Rígido/Local (chame como quiser), o que irá liberar mais memória interna no seu HD.
  Primeiramente, a correção de erros do Disco Rígido.

-Correção de erros

  Vamos ao passos;

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja limpar;


: Em seguida clique na aba "ferramentas";


: Agora, na área "Verificação de erros", clique em "Verificar agora".


OBS.: A segunda opção vem desmarcada. Eu aconselho marca-la para que haja uma amplitude maior em outros tipos de erros no sistema, mas fica a seu critério marca-la ou não. Lembrando também que com a segunda opção marcada, o tempo de verificação será maior.

  Aqui se encerra a correção de erros no Disco Rígido.

-Desfragmentção

   Question  Arrow O que é a desfragmentação?
   A desfragmentação, para quem não sabe, serve para deixar os arquivos numa forma mais organizada. Por exemplo, uma pilha de roupas; digamos que você precise de uma ou duas peças de roupas que estão nessa pilha, então você procura, mexe, mexe mais, então você acha; então, você resolve tirar aquela peça e acaba bagunçando as outras partes da pilha. A desfragmentação serve justamente para refazer essa pilha e deixa-la organizada (coisa essa que vai te poupar tempo em achar sua roupa, ou, no caso do windows, de determinado programa char o processo que ele precisa, como um arquivo .dll).


  Explicado o que é uma desfragmentação, vamos a como realiza-la.

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja desfragmentar;


: Em seguida clique na aba "Ferramentas";


: Agora, na área "Desfragmentação", clique em "Desfragmentar agora";
Há a opção "Analisar disco" e, ao lado, "Desfragmentar disco". Basta clicar na segunda ("Desfragmentar disco"), que automaticamente executará a analise e em seguida a desfragmentação.


-Limpeza de disco

  Sem enrolações dessa vez, simbora aos passos.

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja limpar;


: Dessa vez a aba é outra, é a aba "Geral". Clique em "Limpeza de disco", que está ao lado do gráfico de memória;


: Após clicar e aguardar a verificação, aparecerá essa janela. Marque todos as caixas que estiverem desmarcadas e clique em "OK";


: Após clicar em "OK", clique em "Excluir Arquivos" e pronto.


  Agora, o seu disco disco está limpo (pelo menos nas formas que sei e pude ensinar). Vamos ao próximo item do sumário.

*Limpeza de Ficheiros

 
Spoiler:
Ficheiros são arquivos que não são necessários, já que a maioria é de arquivo temporário do Windows, então não se preocupe e pode fazer oque mostrarei a seguir.
Para eliminar os ficheiros, use os três comandos a seguir;

1º: Comando "%temp%";
1º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";


1º.2: Assim que o Executar abrir, digite "%temp%" e clique em "OK";


1º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

2º: Comando "prefetch";
2º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";


2º.2:  Assim que o Executar abrir, digite "prefetch" e clique em "OK";


2º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

3º: Comando "recent";
3º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";


3º.2: Assim que o Executar abrir, digite "recent" e clique em "OK";


3º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

Aqui se encerra a limpeza de ficheiros inúteis no Windows.

*Memória RAM

Spoiler:
Bom, na memória RAM não tenho muito o que mostrar, pois uso apenas um programa chamado "Memory Optimizer Pro", que tem apenas um único botão para executar sua função e pronto. Mas vamos lá.

Download do Memory Optimizer Pro

A instalação é normal, não tem nada demais então, não irei explica-la (ate mesmo para não alongar ainda mais o tópico).

: Abra o programa, espere ele calcular a memória que está sendo usada, e clique em "Recover Free Memory";


: Em seguida, ele irá mostrar a quantidade de memória que ele liberou;


: Por fim, ele mostra a memória que está sendo usada atualmente.


*Correções adicionais com o CCleaner

Spoiler:
Download CCleaner

: Abra o CCleaner e na aba "Limpeza", no lado esquerdo da tela.
*OBS.: Essa função vai limpar todos os seus dados temporários, como um preenchimento automático em um site, histórico de navegação no navegador e no Windows Explorer. Você também pode configurar o que deseja limpar, basta marcar as caixas na coluna.
Agora, clique em "Executar Limpeza" que ele automaticamente analisará e limpará. Note que há duas abas na parte superior: "Windows" e "Programas". Faça o mesmo processo com as duas;


: Agora vamos à aba "Registro" procurar alguns erros do sistema. Clique em "Procurar Erros";


: Clique em "Corrigir erro(s) selecionado(s)..."; aparecerá a seguinte janela e clique em "Não".



: Outra janela aparecerá; clique em "Corrigir todos os erros selecionados".


Assim conclui-se a parte sobre o CCleaner.

*Gamebooster

Spoiler:
Question   Arrow O que é e para que serve um gamebooster?
Para quem não sabe, um gamebooster tem a função de pausar os processos da árvore de processo temporariamente enquanto o jogo está em execução. "Ah, mas o processo vai parar; e depois?"... Não se preocupe, pois assim que o jogo for fechado, os processos retomarão sua funcionalidade.

O gamebooster que eu uso e que recomendo, é o Razer Cortex. Não irei falar de todas as funções mas quem baixar poderá descobrir. Por hora, irei apenas falar de algumas funcionalidades dele.


Download Razer Cortex

: Na parte superior, há um ícone parecido com um +. Ele serve para adicionar os jogos que você deseja quem ganhem um "up" no desempenho.


: Ao passar o mouse por cima do ícone do jogo, um símbolo de "play" aparecerá, e basta que clique nele para o boost do jogo iniciar.



Bom, essas foram as funções iniciais e que estão na 'cara' do programa.
Além do boost citado acima, o programa também oferece opção de desfragmentar a pasta de um jogo, atualizar drivers, loja de jogos, captura em vídeo da tela, captura em imagem da tela, entre outras coisas.

*Conclusões e observações

Spoiler:
Bom, Galera, esse foi um tutorial que contem uma parte das formas de melhorar o desempenho do jogo e do computador. Espero que tenham gostado e, principalmente, que eu tenha ajudado vocês com isso.
Para terem uma ideia melhor de o como essas dicas ai me ajudaram, eu consegui fazer meu computador rodar jogos(que não irei citar) que eu pensei que não rodaria. Alguns desses jogos são do PS3 e Xbox 360 e têm gráficos muito bons e que necessitam de um bom processamento de dados para serem executados. As configurações básicas do meu computador são seguintes: Intel Celron G530 2.4GHz, 2GB de RAM DDR3, e apenas placa gráfica(não é a mesma coisa que placa de vídeo) Intel HD Graphics.
Bom, é só isso! Parabéns àqueles que tiveram paciência de ler tudo  Smile

Qualquer dúvida, comenta ai em baixo, ou entra em contato comigo pelo Facebook, WhatsApp ou E-Mail, que estão disponíveis na minha assinatura.
Por favor, me dêm um feedback se a estrutura do tópico está boa na questão do uso do mecanismo "spoiler" ou se preferem da forma normal, mostrando tudo de uma só vez.

Assim que eu puder, mando mais formas de como melhorar o desempenho do computador e do jogo; inclusive já tenho mais um método, só falta tempo para fazer aqui e editar tudo para acrescentar neste tópico.
avatar
pirrh20

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTORIAL] Redução de lag do jogo/Optimização do Windows

Mensagem por Synk em 5/2/2016, 3:14 am

Parabéns ótimo tutorial !!!

_________________
Mu Heroia - A Sua melhor escolha!  Smile

------------------------------------------------------
avatar
Synk

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/03/2016
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ver perfil do usuário http://muheroia.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum